Compartilhe esse conteúdo

Em entrevista para a Rádio Justiça, emissora do Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Fabricio Posocco fala sobre cybercrimes durante a pandemia da Covid-19 e explica os cuidados que devem ser tomados. O especialista foi entrevistado pela repórter Lívia Azevedo, no Jornal da Justiça 2ª Edição. Abaixo está a descrição de alguns assuntos abordados, bem como o áudio da entrevista completa.

A gente agora está no momento bem vulnerável. A prática de crime virtual tem aumentado neste momento de pandemia, mas o que diz a lei sobre esse tipo de crime? Como é que está essa questão agora e a garantia legal em relação a isso?

Nós temos várias situações agora sobre cybercrimes (crimes virtuais). A gente observa que, muitas vezes, as pessoas não têm muita experiência em se utilizar do computador. A própria questão das empresas que tiveram necessidades dos colaboradores estarem trabalhando de forma remota. Essas pessoas não tiveram tempo de se prevenir com medidas para evitar esses ataques cibernéticos. O que tem potencializado muito mais os riscos.

Tem a questão das ferramentas de teleconferência, que também não tem o devido controle. As pessoas agora começaram a fazer sites ou lives ou até assistir essas transmissões e começaram a se tornar um alvo fácil para serem acessadas pelos criminosos.

A gente tem aqui, logicamente, algumas regras. Temos leis relacionadas, como a Lei Carolina Dieckmann, que fala a respeito disso. A gente também tem outras situações legislativas específicas no próprio Código Penal ou em leis esparsas.

Mas, talvez o mais importante de tudo isso seja a pessoa conseguir entender que ela não pode ficar ou, ao menos, se deixar levar sem as devidas proteções específicas.

Se isso vier acontecer, é necessário que ela procure um advogado especializado na área. Esse advogado vai prestar todas as informações, os acompanhamentos necessários para registrar um boletim de ocorrência, adotar medidas preventivas para poder preservar as próprias provas específicas. Tudo para poder defender a vítima desses crimes virtuais.

E o mais importante de tudo isso é a gente estar sempre alerta. Porque a gente sabe que, infelizmente, a forma como esses criminosos atuam, cada dia mais se modifica. Hoje isso acontece por um aplicativo de mensagem e causa problemas.

Os cybercrimes são bem silenciosos. Eles não fazem muito alarde, mas eles causam um grande problema financeiro para quem é vitima deles.

Ouça a entrevista

Posocco & Advogados Associados · Rádio Justiça – Crime cibernético aumenta na pandemia. Saiba como se cuidar

OUTRAS INFORMAÇÕES

Reportagens em vídeo: posocco.com.br/tv
Reportagens em áudio: posocco.com.br/radio
De Olho No Seu Direito: posocco.com.br/#videos
Estes conteúdos também são encontrados no SoundCloud e no YouTube.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Facebook: facebook.com/PosoccoAssociados
Instagram: instagram.com/PosoccoAdvogadosAssociados
YouTube: youtube.com/PosoccoAdvogadosAssociados
SoundCloud: soundcloud.com/posocco
WhatsApp: (13) 99200-9191 e (11) 99217-5115

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *