Compartilhe esse conteúdo

Árvore caiu e danificou carro de morador da Lapa em 2005. Prefeitura recorreu da decisão, mas sentença foi mantida. Segundo juíza, Prefeitura deve conservar árvores.

Um morador da Lapa, na Zona Oeste de São Paulo, ganhou na Justiça uma indenização de R$ 5.741,87 por danos morais após seu carro ser atingido por uma árvore. A Prefeitura de São Paulo recorreu da decisão, mas a sentença foi mantida.

A queda da árvore ocorreu na Rua Catão em 2005. Inconformado, Luiz Carlos Ferreira da Silva entrou com ação judicial pedindo indenização depois de perder seu carro.

Na sentença, a juíza anotou que, segundo uma testemunha, não chovia e nem ventava no dia da queda. De acordo com a magistrada, as árvores plantadas nas ruas são patrimônio urbanístico da cidade e é dever das autoridades municipais fiscalizar e conservar as árvores para evitar quedas.

“A Prefeitura não fiscalizou e não realizou as podas, então ela pode ser responsabilizada por omissão”, afirmou o advogado Fabricio Posocco, defensor do autor do processo.

A Prefeitura disse que a Procuradoria Geral do Município já recorreu mais de uma vez da decisão da Justiça. No ano passado, a Prefeitura tinha 65 equipes para podar todas as árvores da cidade, 11 a menos do que em 2015. A administração municipal não informou quantas árvores caíram no ano passado.

Quedas de árvores

Nesta madrugada, uma árvore despencou na Alameda Tietê, nos Jardins. Outra árvore caiu na Rua Piauí com a Rua Itambé, na Bela Cintra, nessa semana. Também foram registradas outras quedas na Rua Angélica com a Rua Maranhão e na Rua Pamplona com a Alameda Santos.

Na Rua Dona Carolina, na Vila Mariana, na Zona Sul, a queda de um ipê branco bloqueou a rua. A árvore, que tinha cerca de 30 anos, não aparentava ter problemas, mas funcionários da Prefeitura disseram que tinha cupim. De acordo com um engenheiro agrônomo da Prefeitura de São Paulo, foram as rajadas de vento que derrubaram a árvore e não o cupim.

Esta reportagem foi publicada no portal G1 São Paulo. Foto: Reprodução TV Globo

Saiba mais

TV Globo – Morador da Lapa ganha indenização após árvore cair em carro

Rádio Bandeirantes – Prefeitura é condenada a pagar indenização por queda de árvore

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *