Motorista e cobrador de ônibus têm direito a insalubridade

9 de fevereiro de 2021

Não sei se você sabe, mas o Tribunal Superior do Trabalho (TST) reconheceu recentemente o direito dos motoristas e dos cobradores que trabalham em ônibus urbano a um adicional de insalubridade em grau médio de 20% devido a vibração a que se encontram submetidos.

Esse adicional de insalubridade é devido em razão da exposição da vibração do ônibus, que traz alguns malefícios a saúde do trabalhador. Podendo gerar doenças como artrose nos cotovelos, problemas de coluna, dentre tantos outros. Tudo isso, inclusive, reconhecido pela Organização Internacional do Trabalho.

Os motoristas e cobradores de ônibus podem ingressar na Justiça para solicitar os seus direitos, buscando os últimos cinco anos de contrato. No caso de ainda existir um contrato de trabalho evoluindo, esse será devido desde o momento do reconhecimento judicial até o final do vínculo de emprego.

Para mais informações, procure a OAB da sua cidade ou um advogado de sua confiança. E, não deixe de buscar os seus direitos em juízo.

*De Olho No Seu Direito é um programa com conteúdo meramente informativo produzido, exclusivamente, pelo escritório Posocco & Advogados Associados.