Compartilhe esse conteúdo

A troca de produtos ou presentes não é uma obrigação do fornecedor de mercadorias (somente na hipótese de defeito). Assim em regra não posso trocar um presente porque “não gostei”, “não combina comigo”, “ficou muito curto, muito grande”, etc… Todavia, esse é um procedimento, muito usual nas respectivas lojas. Saiba como proceder:

Loja física
Se você foi a uma loja física, adquiriu um produto ou serviço e o fornecedor lhe informou que realiza troca, ele tem que cumprir as regras que ele mesmo estipulou. Nesse contexto, é importante observar: o prazo para a troca e a nota fiscal do produto adquirido para não haver problemas.

Compra por telefone, em domicílio ou em feirões
Para compra realizada pelo telefone, em domicílio (porta a porta) ou fora do estabelecimento comercial (por exemplo, em feirões de carro ocorridos nos estacionamentos de shoppings centers da região) existe um prazo de troca de sete dias assim que o produto for recebido. Nesse período, caso o consumidor não esteja satisfeito com o produto, o mesmo pode cancelar a compra e pedir a restituição do valor pago.

E-commerce
As regras para compra realizada em loja virtual são as mesmas das realizadas por telefone ou porta a porta. Para que a aquisição possa ser confiável, verifique o site, o CNPJ da empresa junto ao site da Receita Federal e confira se já existem reclamações junto ao PROCON. Imprima também todas as páginas da compra do produto, pois em caso de problemas isso poderá ser resolvido na justiça e essas impressões servem de prova.

Garantia estendida
Cuidado com a aquisição de garantia estendida ou seguro de equipamentos, haja vista que muitas vezes os consumidores pagam por situações que se mostram impossíveis de recuperação do produto, somente perdendo dinheiro. Vale lembrar que pelas regras legais, o fornecedor tem um prazo de 30 dias para tentar arrumar o produto, e somente após o decurso desse prazo é que o consumidor poderá exigir a troca da mercadoria por outra, a devolução do dinheiro ou o abatimento no preço.

Imagem Photl.com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *