Compartilhe esse conteúdo

Segundo os especialistas, é importante fazer o orçamento antes de iniciar a obra

“Definitivamente, colocar tudo no papel antes de começar a contratar e a gastar com a obra vai dar a dimensão do todo e evitar surpresas desagradáveis. É preciso equilíbrio. Não dá para decidir o revestimento enquanto o profissional contratado já espera parado na obra. Também não é certo gastar muito com os prestadores de serviço sem ter verba para comprar móveis e eletrodomésticos”, observa o advogado Fabricio Sicchierolli Posocco, do escritório Posocco & Associados Advogados e Consultores.

Confira seis dicas dadas por especialistas:

1 Faça um fundo de reserva. Existem linhas de crédito específicas para construção e reforma – entenda o cronograma considerando prazo de pagamento, juros e possibilidade de o pedido não ser aprovado.

2 Na hora de fazer o orçamento, considere um extra de 5% a 20% do valor total para imprevistos.

3 Calcule se suas condições permitem comprar o material à vista, com pedido de desconto, ou se é melhor comprar parcelado.

4 Quando fizer o orçamento da obra, veja se está dentro das suas condições. Se não estiver, refaça seu plano.

5 O pagamento dos profissionais deve ser feito de acordo com o andamento da obra – nunca à vista!

6 Em caso de dispensa de algum profissional, basta seguir aquilo que estabelece o contrato. Caso a contratação tenha sido verbal (o que não é recomendado), é importante juntar todos os recibos de pagamento.

Estas dicas foram escritas por Laís Oliveira na Revista da Hora, encarte do Jornal Agora São Paulo. Fontes: Bruno Moraes, proprietário da Bruno Moraes Arquitetura; Edelcio Fonseca, educador financeiro e sócio-diretor da RVK Negócios; Fabricio Sicchierolli Posocco, advogado do escritório Posocco & Associados Advogados e Consultores; e Paulo Maier, engenheiro do Espaço & Produto. Imagem ilustrativa Katemangostar-Freepik.

Saiba mais

Revista da Hora – 7 dicas valiosas para não ter dor de cabeça na hora da reforma

Revista da Hora – Aturar reforma no lar exige paciência e adaptação familiar

  • Reply

    IRENE ELAINE GONÇALVES

    06 07 2017

    Eu pago a minha conta de luz muito caro 281.00 as vesez é 219.00 e 272.00 como faço pra mim receber o dinheiro de volta a conta de luz tá no meu nome

    • Reply

      Posocco & Associados

      07 07 2017

      Olá Irene, procure um advogado da sua confiança ou a OAB da sua cidade.

  • Reply

    IRENE ELAINE GONÇALVES

    06 07 2017

    Oque devo fazer pra mim receber o dinheiro de volta da conta de luz. Pois fiquei sabendo que o estado está devolvendo o dinheiro

    • Reply

      Posocco & Associados

      07 07 2017

      Olá Irene, procure um advogado da sua confiança ou a OAB da sua cidade.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *