Compartilhe esse conteúdo

As constantes alterações da Previdência Social a fim de equilibrar as finanças públicas abriram brechas legais para aumentar o valor do benefício de aposentados e pensionistas do INSS.

Todo o cidadão que considera que foi prejudicado pela análise feita das informações utilizadas na ocasião do atendimento de seu pedido, pode solicitar a revisão.

Tipos de revisão

Existem diferentes tipos de revisão. Elas variam de acordo com:

  • modo de benefício: invalidez, idade, tempo de contribuição, auxílio-doença, etc;
  • data de início de recebimento;
  • se o beneficiário continuou contribuindo para o INSS.

Como solicitar a revisão?

Para saber se você tem direito à revisão da aposentadoria é indicado que consulte um advogado especializado na área de direito previdenciário ou agende um horário num posto de atendimento da Previdência Social mais perto de si.

O segundo passo, conforme descreve o site Crédito ou Débito,  é, em posse da carta de concessão da aposentadoria, memória de cálculo, ou relação de contribuição (todas podem ser obtidas na Previdência Social), entrar com uma ação judicial no INSS no Juizado Especial Federal ou Vara Previdenciária, e esperar.

Muitos pedidos podem ser negados em primeira instância, tornando necessário que a pessoa recorra para a segunda instância, ou até instâncias superiores.

Saiba mais

De Olho No Seu DireitoComo solicitar revisão do FGTS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *