Compartilhe esse conteúdo

Olá amigos! Mais uma vez De Olho no Seu Direito na área. E, dessa vez respondendo perguntas dos nossos colegas internautas a respeito de seguro de vida em época de pandemia. Como fica essa história?

A pergunta mais comum ultimamente, para questões de seguro, é a que fala a respeito do seguro de vida sobre o coronavírus. Esse seguro de vida vai cobrir essa situação ou não?

Pois bem, desde janeiro com a Covid-19 se espalhando pelo mundo, especialmente nos países europeus, a preocupação dos brasileiros em relação a doença começou a mudar. Já com os casos aparecendo e se multiplicando no Brasil, o grande receio do vírus tem crescido e as pessoas têm buscado formas de se proteger e de se resguardar em relação a doença. E aí vem o questionamento: como é que fica essa história do seguro de vida? Ele cobre o coronavírus?

Precisamos tomar cuidado com a resposta. A priori sim, o seguro de vida cobre o coronavírus. Porém, para que a Covid-19 passasse a ser coberta por essas apólices, as seguradoras precisaram rever as condições gerais do produto. Se você fez, então, um seguro agora, você consegue ter a cobertura de coronavírus. O grande problema são as pessoas que tinham o seguro de vida anteriormente. Porque as pandemias, como caso específico agora do coronavírus, são consideradas riscos excluídos pela apólice de seguro. Ou seja, eles não possuem cobertura. E aí, como é feito?

A partir do momento em que a Organização Mundial da Saúde trouxe ou atribuiu esse status de pandemia ao coronavírus, as seguradoras seriam obrigadas a ter uma cobertura com morte causada pela Covid-19. Só que isso só teria validade para os contratos novos e não para os contratos antigos.

Então, qual é a dica?

A dica é você exigir o teste da Covid-19 em relação àquela pessoa que veio a entrar em óbito. Explico porquê. Se esse teste da Covid-19, na verdade, não for considerado positivo. Ou seja, a pessoa que faleceu, morreu de outros motivos que não o coronavírus está resolvido o problema e você poderá receber a indenização do seguro de vida.

Por outro lado, se este teste der positivo, indicando que a causa do falecimento foi a Covid-19 é importante você procurar um advogado da sua confiança,  a OAB da sua cidade ou a Defensoria Pública a fim de que possam tomar as devidas providências para exigir o seu direito em juízo.

Veja o vídeo

Imagem: Aymane Jdidi/Pixabay

OUTRAS INFORMAÇÕES

Reportagens em vídeo: posocco.com.br/tv
Reportagens em áudio: posocco.com.br/radio
De Olho No Seu Direito: posocco.com.br/#videos
Estes conteúdos também são encontrados no SoundCloud e no YouTube.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Facebook: facebook.com/PosoccoAssociados
Instagram: instagram.com/PosoccoAdvogadosAssociados
YouTube: youtube.com/PosoccoAdvogadosAssociados
SoundCloud: soundcloud.com/posocco
WhatsApp: (13) 99200-9191 e (11) 99217-5115

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *